quarta-feira, 11 de abril de 2012

01/04 DESERTO X DESÂNIMO

O Salmo 92 é o Salmo do culto. É uma expressão clara da alegria do povo de Israel em servir ao seu Deus. Eles viviam uma vida teocêntrica, onde Deus (e conseqüentemente o culto) estava em posição de primazia. Para eles, a vida culminava no sábado, no serviço de Deus, do dia separado.
   Tal serviço era regado de uma alegria que brotava com o amanhecer, uma força passiva. Para o salmista, sua alegria não era forjada por conquistas ou momentos, mas dada por Deus. Já percebeu que estamos tentando
“inventar” nossa alegria, mas que ela é volúvel e ineficiente? A alegria que vem de Deus não é assim, mas nem todos entendem.  Aliás, o texto diz (v.6) que só o  “crente  sábio” alcança este grau  de  entendimento. 
Enfim, chegamos a relação com o desânimo que, segundo o texto, é incompatível com a vida do que crê. Os (vv.12-15) citam a continuidade, o vigor que permanece a despeito das tribulações. Aliás, o deserto significa na bíblia aprendizado e crescimento e não desânimo. As provas podem até causar abatimento (uma espécie de golpe duro que me retrai, mas que me permite soerguer!), mas não a paralisação. Sim, porque o desânimo paralisa e o seu motivo principal é tirarmos os olhos da cruz e colocarmos nas pessoas. Quando o crente perde o foco, perde também o vigor e, consequentemente a alegria (que segundo Neemias, é a nossa força).
Torne, então, para Deus, para cruz e para Cristo, mantendo seus olhos atentos como quem “vigia o leite no fogo” pois, se dele tirarmos os olhos, entorna!

O Senhor te abençoe e te guarde.
Com carinho, pastor Leandro

13º ANIVERSÁRIO IGREJA PRESBITERIANA DO JOCKEY 24-25 DE MARÇO

                            HISTÓRIA DE TODOS NÓS
SÃO 13 ANOS DE HISTÓRIA, QUE ROMPE ESTES 13 ANOS. SE CONTARMOS COM O TEMPO DE CONGREGAÇÃO(NESTE PRÉDIO) LÁ SE VÃO 24 ANOS ...
  SE PENSARMOS BEM, VAMOS CONCLUIR QUE O TEMPO É UM MESTRE CAPRICHOSO QUE, COM SEUS CRITÉRIOS SEMPRE NOS ENSINA, MAS TAMBÉM NOS INCLUI. QUANDO ME ENVOLVO, INTERAJO, ENTRO PARA HISTÓRIA. MAS QUANDO DEIXO DE FAZÊ-LO, TAMBÉM , POR INCOMPETÊNCIA OU INCONTINÊNCIA. AINDA QUE QUESTIONEMOS, QUE POSSAMOS ESPERNEAR, ACABAMOS APRENDENDO (SEJA POR BEM OU POR MAL)!
  POIS BEM, A IGREJA DE HOJE SOMOS EU E VOCÊ NO DECURSO DO TEMPO. ACABA QUE A MINHA HISTÓRIA SE CONFUNDE COM A HISTÓRIA DA PRÓPRIA IGREJA, POIS SOU DELA E ELA É MINHA! POSSO DAR EXEMPLOS PESSOAIS DISSO: MEU BATISMO, QUE FOI UM GRANDE MOMENTO PARA MIM, TAMBÉM FOI PARA IGREJA; O NASCIMENTO DOS MEUS FILHOS, A MORTE DA MINHA MÃE, ENFIM, MINHA HISTÓRIA SE CONFUNDE COM A HISTÓRIA DA IGREJA POR QUE ESTE É O MEU POVO! PROVAVELMENTE NOS SEUS GRANDES MOMENTOS VOCÊ TAMBÉM SE IDENTIFIQUE DESTA FORMA POR QUE É ASSIM QUE DEVE SER! PARA OS QUE ESTÃO CHEGANDO A IDENTIFICAÇÃO COM A HISTÓRIA TAMBÉM ACONTECERÁ, NO DECURSO DO TEMPO, A MEDIDA QUE ME ENVOLVO, FAÇO HISTÓRIA E, SEM SABER, SEM QUERER, ME TORNO TAMBÉM PARTE DELA NO FUTURO. OU PODERÍAMOS SUPOR QUE AQUELAS  CRIANÇAS DO PASSADO SERIAM HOJE PASTOR, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS, PRESIDENTES DA SAF, E LÍDERES DE MINISTÉRIO? 
     BIBLICAMENTE, TEMOS DUAS DEFINIÇÕES DE TEMPO: O CRONOS, DE ONDE ORIGINA O NOSSO CRONÔMETRO, QUE É A CONTAGEM DO NOSSO RELÓGIO E O KAIRÓS (TEMPO DE DEUS, QUE É INQUESTIONÁVEL E IMPRETERÍVEL). SENDO ASSIM, A HISTÓRIA, O TEMPO, NÃO APENAS ENSINA, MAS GOVERNADA POR DEUS, CONSTRÓI E -PREVALECE. 
     MEU DESEJO É VER A SUA CARINHA NA HISTÓRIA DESTA IGREJA, NO PASSADO PRESENTE E FUTURO.


                                                                                      O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE
                                                                                                                     PASTOR LEANDRO.